Lula culpa Banco Central pela alta da inflação dos alimentos e acusa Campos Neto de armar “arapuca” para o governo.
O presidente da República Lula acusou o Banco Central de ser responsável pela alta do preço dos alimentos. A afirmação foi feita em entrevista a Rádio Metrópole e Sociedade da Bahia. Além disso, ele disse que não vai congelar preços nem adotar medidas heterodoxas para baixar o preço dos alimentos. Mas, sem mencionar o ex-presidente do Banco Central, disse que o dólar subiu e os preços estão altos hoje porque o órgão foi irresponsável.
“Esse é um problema que me persegue desde que eu trabalhava no chão de uma fábrica. Toda vez que a inflação cresce, o alimento cresce, o trabalhador que vive de salário é quem paga o preço alto. Na medida em que a gente aumenta o salário mínimo acima da inflação, aumenta a massa salarial, temos que compensar com uma redução do preço dos alimentos”, afirmou Lula.
Lula criticou a gestão do Banco Central, liderada por Roberto Campos Neto, afirmando que a alta do dólar é resultado de uma política monetária “totalmente irresponsável” que deixou uma “arapuca” para o governo atual.
“Nós tivemos um aumento do dólar porque a gente teve um Banco Central totalmente responsável que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para outra. Eu disse outro dia que a gente não pode dar um cavalo de pau num navio do tamanho do Brasil. É preciso que a gente tenha juízo, faça as coisas com cuidado. Eu não posso fazer congelamento. Eu não posso colocar fiscal para ir em fazenda se o sugado está guardado ou não. O que nós temos como fazer é chamar os empresários, conversar com todo setor”.
Lula culpa Banco Central pela alta da inflação dos alimentos e acusa Campos Neto de armar “arapuca” para o governo
