Lula critica Trump e diz que vai “aplicar reciprocidade” caso o Brasil seja taxado pelo EUA.
Em entrevista concedida às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNewsFM BH, de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (05), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o presidente Donald Trump realiza “bravatas” e que ele está isolando os Estados Unidos do mundo.
“Tem um tipo de político que vive de bravata. O presidente Trump fez a campanha dele assim. Tomou posse e já anunciou ocupar a Groenlândia, anexar o Canadá, mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América, reocupar o Canal do Panamá. Sinceramente, nenhum país, por mais importante que seja, pode brigar com todo mundo todo o tempo. Os Estados Unidos estão se isolando do mundo”, disse Lula.
Além disso, Lula reiterou a possibilidade de taxar os Estados Unidos caso Trump siga com o plano de tarifar os produtos do Brasil.
“É lógico. É o mínimo de decência um governo utilizar a reciprocidade.”, afirmou.
Segundo Lula, a Organização Mundial do Comércio (OMC) permite a taxação de até 35% para qualquer produto.
“Para nós, o que seria importante seria os EUA baixar a taxação e nós abaixarmos a taxação, mas se ele ou qualquer país aumentar a taxação do Brasil, usaremos a reciprocidade e vamos taxar eles também”, declarou.
