Lula sugere que população “pode ajudar a baixar os preços deixando de comprar produtos caros”.
Na manhã desta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia e defendeu que a população precisa se engajar no controle dos preços dos alimentos nos supermercados. Para o presidente, a solução para a alta dos preços reside na conscientização dos consumidores, que, segundo ele, devem evitar comprar produtos com preços elevados.
“Uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo. Se você vai no supermercado e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou Lula.
Depois de prometer picanha, Lula recomenda que o povo deixe o produto na prateleira se estiver caro.
— Ludmila Lins Grilo (@ludmilagrilo11) February 6, 2025
Esse vídeo é para ser viralizado. pic.twitter.com/kNjh4yuLYE
A inflação nos alimentos da cesta básica vem preocupando o governo nos últimos meses. Em entrevista, Lula creditou a alta ao dólar, à gestão do Banco Central e ao aumento das exportações, mas não indicou medidas no curto prazo capazes de frear esse aumento.
O presidente enfatizou que a participação dos consumidores é fundamental para regular os preços no mercado.
“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra”, complementou.
Lula sugere que população “pode ajudar a baixar os preços deixando de comprar produtos caros”
